Sobre

Conheça o Conceito PDEX e as suas vantagens

Image
A plataforma PDEX consiste numa camada de integração e interoperabilidade entre aplicações e serviços, fornecendo um ambiente preformante, segura, escalável e de fácil manutenção. Permite aos donos dos dados disponibilizar os seus dados em forma de APIs, sob as condições definidas pelos próprios e permitidos pela legislação. Os desenvolvedores poderão pesquisar, explorar, testar, subscrever e consumir esses APIs. Essa plataforma fornece mecanismos que garantem que as subscrições e o consumo dos APIs sejam totalmente em conformidade com as condições pré-estabelecidas pelos donos dos dados.
O PDEX é um a iniciativa que  propicia aos diferentes Donos de Dados a possibilidade de uma forma transparente permitir/autorizar integração com outros Donos de Dados e com os Criadores de Aplicações  de uma futura economia digital.
As integrações são oferecidas pelos próprios donos dos dados através de serviços criados e disponibilizados por API oferecidos num API warehouse, no portal PDEX.
As integrações podem também ser solicitadas através do portal PDEX pelos interessados aos donos dos dados e o tempo de resposta será um indicador de performance
Criar e disponibilizar à sociedade, mas em particular aos Donos dos Dados e aos Criadores das aplicações que consomem dados, uma plataforma Cloud com as seguintes funcionalidades:
  • Os utilizadores devem ser informados sobre a plataforma, mas o uso da plataforma requer REGISTO com login e password (seguro)
  • Os Donos dos Dados pré-autorizam o consumo de certos dados brutos directamente a partir das suas bases de dados, de uma forma controlada, segura e transparente, através de Serviços catalogados num API warehouse
  • Os Donos dos Dados é que decidem quais os dados que podem ser acedidos, por quem, como, quando e qual valor para o acesso
  • Os Criadores das aplicações podem solicitar aos Donos dos Dados acesso a dados que não esteja pré-disponibilizados, preenchendo um formulário na própria plataforma, e o tempo de resposta será um indicador de performance do “Dono dos dados”

Platform Stack